quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Merck doa 3 milhões de doses da vacina contra o cancro do colo do útero

Iniciativa vai permitir inocular 1 milhão de mulheres nos países pobres

A farmacêutica Merck prepara-se para doar 3 milhões de doses de Gardasil, vacina contra o vírus do Papiloma Humano (HPV), que permitirão vacinar um milhão de mulheres nos países mais pobres do globo. A iniciativa insere-se numa campanha desenvolvida pela empresa que consiste em disponibilizar novas vacinas aos países menos desenvolvidos.

De acordo com o laboratório norte-americano, os medicamentos deverão ser distribuídos durante os próximos cinco anos. O Gardasil, vacina contra o cancro do colo do útero, protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV e é administrada em três doses.

Os tipos 16 e 18 do vírus representam cerca de 70 por cento dos casos de cancro do colo do útero, o segundo tipo de cancro mais comum que afecta as mulheres, apenas precedido pelo cancro da mama. Anualmente surgem perto de 500 mil novos casos de HPV, entre os quais 250 mil acabam por ser fatais. A maioria destas mortes ocorre nas nações mais pobres, nas quais as mulheres raramente são submetidas a exames para detectar precocemente o cancro cervical, altura em que apresenta mais hipóteses de cura.

A Merck deverá criar uma parceria com uma organização não governamental para planear os programas de distribuição da vacina nos países posteriormente seleccionados. “A nossa empresa está empenhada em tornar o Gardasil disponível aos que precisam”, afirmou a directora do departamento de vacinas e doenças infecciosas da Merck.

Esta não é a primeira acção do género levada a cabo pela farmacêutica. Conforme foi noticiado pelo Farmacia.com.pt, a Merck realizou, em Julho, uma acção de prevenção contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) através da doação de vacinas a uma tribo indígena da região de São José do Xingu, no Brasil. O projecto incluiu a disponibilização de 75 doses da vacina contra o cancro do colo uterino, administradas por uma equipa de profissionais às populações carenciadas da região.

Marta Bilro

Fonte: Associated Press, Philadelphia Business Journal, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: