segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Cervejeira japonesa Kirin Holdings pretende adquirir farmacêutica Kyowa

A empresa cervejeira japonesa Kirin Holdings Co pretende adquirir 50,1 por cento do pacote de acções da companhia farmacêutica Kyowa Hakko Kogyo Co, tendo feito uma oferta no valor de 2,6 mil milhões de dólares (167.367 mil milhões de ienes), numa operação destinada a duplicar os lucros da farmacêutica em pouco mais de três anos.

Actualmente, a unidade de fármacos da empresa, a Kirin Pharma, é uma companhia com poucos medicamentos no portfólio, mas com a compra maioritária da Kyowa terá acesso a fármacos para a alergia, o Allelock, e para a doença de Parkinson, tendo o medicamento sido submetido para aprovação nos Estados Unidos.

A Kyowa Hakko irá tornar-se uma subsidiária consolidada da Kirin Holdings em April de 2008. A Kyowa Hakko e a Kirin Pharma irão fundir-se a 1 de Outubro do próximo ano para criar a Kyowa Hakko Kirin, liderada pelo actual presidente da Kyowa Hakko, Yuzuru Matsuda.

A Kirin declarou que iria apontar para uma operação de lucros na ordem dos 703,7 milhões de dólares (80 mil milhões de ienes) em 2011, provenientes da companhia que irá surgir da fusão entre a Kyowa e a sua unidade de fármacos.

A pressão para realizar fusões é elevada no sector farmacêutico no Japão, uma vez que o governo está a insistir na redução dos custos dos fármacos para uma população que está a envelhecer, enquanto que os custos de investigação e desenvolvimento crescem, e a competição de companhias estrangeiras aumenta.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Reuters, AFP

Sem comentários: