segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Site Eu&Crohn recebe 40 mil visitantes em quatro meses

O site Eu&Crohn (www.euecrohn.pt), primeira comunidade online para portugueses com Doença de Crohn, registou, em apenas quatro meses, perto de 40 000 visitantes e o número de pessoas inscritas no site já ultrapassa as 700.

O site é a primeira fonte de informação totalmente em português sobre a doença e pretende ser um local onde os doentes podem ter acesso a informação, não só sobre a patologia (diagnóstico e sintomas), como também sobre algumas dicas para melhor viver com a doença sem abdicar de viajar, de comer fora, de trabalhar, de estudar.

No site, que conta com a participação da Associação Portuguesa de Doença Inflamatória do Intestino (APDI) e com o apoio da UCB, encontra-se também informação actualizada sobre os benefícios e direitos previstos na legislação portuguesa, nomeadamente sobre comparticipação especial dos medicamentos, isenção de taxas moderadoras, reconhecimento de incapacidade e benefícios fiscais.

Esta comunidade online tem ainda proporcionado o debate e a troca de experiências entre os doentes e familiares inscritos no site, que através do Fórum e do Blogue têm trocado ideias, testemunhos e experiências, sobre a sua vivência com a doença.

Esta plataforma assume especial importância se tivermos em contra que, apesar de se desenvolver em qualquer idade, a doença tem uma maior incidência na juventude e são os jovens que mais recorrem às novas técnologias da Informação e da Comunicação.

Trinta por cento das pessoas com Doença Inflamatória do Intestino (Doença de Crohn e Colite Ulcerosa) tem entre 10 e 19 anos, sendo que a média de idade para o diagnóstico é de 27 anos.

A doença de Crohn e a colite ulcerosa afectam, só na Europa, mais de um milhão de pessoas, patologias que são caracterizadas por uma inflamação constante no intestino. Os sintomas da doença incluem diarreia persistente, dores abdominais e perda de apetite/peso, febre e hemorragias rectais.

Inês de Matos

Fonte: Comunicado de Imprensa recebido pelo farmacia.com.pt

Sem comentários: