segunda-feira, 22 de outubro de 2007

EMEA: Candidaturas a novos fármacos registam aumento significativo

Biosimilares lideram lista de pedidos

A União Europeia está a assistir a um crescimento exponencial no número de pedidos de autorização para a comercialização de novos fármacos. Um relatório divulgado pela entidade reguladora indica que as requisições de aprovação dirigidas à Agência Europeia do Medicamento (EMEA) cresceram “fortemente” no primeiro semestre de 2007 com destaque para a área dos biosimilares.

Durante os primeiros seis meses do ano a EMEA recebeu 42 solicitações para a avaliação de novos medicamentos. A manter-se este nível de actividade, até ao final de 2007 deverá ser superada a meta das 52 candidaturas, ultrapassando o recorde registado no ano anterior.

O sector dos biosimilares é um dos que regista maior desenvolvimento, com oito candidaturas apresentadas entre Janeiro e Junho do ano corrente, metade das que se prevê que possam ser submetidas até ao final de 2007.

Os dados, publicados na última edição do Correo Farmacéutico, resultam de uma revisão do trabalho realizado pela EMEA nos primeiros seis meses do ano. A análise salienta o êxito atingido pela entidade reguladora europeia através da implementação de duas estratégias fundamentais: a nova regulação pediátrica e o estabelecimento do Comité Pediátrico, e o arranque da plataforma de farmacovigilância.

Marta Bilro

Fonte: Correo Farmacéutico.

Sem comentários: