segunda-feira, 22 de outubro de 2007

FDA aprova Voltaren no tratamento da osteoartrite

O Voltaren Gel (Diclofenac) vai ser o primeiro medicamento de prescrição tópica comercializado nos Estados Unidos da América para o tratamento da dor associada à osteoartrite. A aprovação, garantida pela Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA), foi anunciada esta segunda-feira pela Novartis.

De acordo com o laboratório suíço, o fármaco demonstrou capacidade para reduzir significativamente a dor associada à osteoartrire nos joelhos e articulações das mãos, podendo ser directamente aplicado no local da dor. Para além disso o perfil de segurança do fármaco é mais favorável do que o das substâncias de administração oral devido à absorção.

A eficácia e segurança do Voltaren Gel foram estudadas em ensaios clínicos que envolveram a participação de mais de 900 pacientes com osteoartrite nas articulações dos joelhos e mãos.

A osteoartrite, também conhecida como osteoartrose, artrose, artrite degenerativa e doença articular degenerativa, é uma doença reumática que incide principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, anca, mãos e dedos e acontece quando o organismo deixa de conseguir reparar as múltiplas agressões e lesões sofridas pelas articulações. Ocorre tanto em homens como em mulheres e é a mais comum das doenças reumáticas. A osteoartose é pouco comum em pessoas abaixo dos 40 anos, sendo mais frequente após os 60 anos.

Marta Bilro

Fonte: CNN Money, HealthCare Exec, Reuters, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: