segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Pfizer retira insulina inalada do mercado, devido a fraca aceitação

A fraca aceitação de insulina inalada Exubera, por parte de médicos e doentes, levou os Laboratórios Pfizer a optar pelo fim da comercialização deste fármaco. A Exubera é um medicamento utilizado no tratamento da diabetes e não se encontra à venda em Portugal.

Os laboratórios Pfizer anunciaram que as embalagens de Exubera que já estão no mercado não serão retiradas, mas o produto deixará de ser comercializado em breve.

O medicamento, que ainda não era comercializado em Portugal, contava já com a autorização do Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, para ser introduzido no mercado nacional.

“Estávamos em negociações com o Infarmed. Já tínhamos autorização para a introdução no mercado português da Exubera e estávamos a implementar o processo de comparticipação”, adiantou Bruno Santos, responsável pela área da comunicação dos Laboratórios Pfizer.

O responsável da Pfizer explicou ainda que o motivo da descontinuação da comercialização da Exubera se prende com a falta de aceitação de médicos e doentes. “A utilização era escassa. Apesar de ser uma terapêutica inovadora e segura não teve boa aceitação”, adiantou o responsável.

Bruno Santos referiu ainda que a venda do produto envolve custos elevados e por isso não fazia sentido continuar a comercializar o medicamento se ele não tinha aceitação.

A Exubera, a primeira insulina inalatória, não substituía todas as injecções, mas apenas as de acção rápida, ou seja, aquelas que os diabéticos tomam antes das refeições. O medicamento, desenvolvido em parceria com a Nektar Therapeutics, foi aprovado nos Estados Unidos e na Europa em Janeiro de 2006.

Com a Exubera, a insulina é inalada pela boca até aos pulmões, através de um dispositivo portátil.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: