quarta-feira, 27 de junho de 2007

Angola, Namíbia e Congo contra a poliomielite
Vacinar oito milhões de crianças até 2012


Arrancou hoje, em Angola, na Namíbia e na República Democrática do Congo, a primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, que até 2012 visa imunizar oito milhões de crianças com menos de cinco anos naqueles três países, e no âmbito da qual será também ministrada vitamina A aos meninos entre os nove meses e os cinco anos de idade.

No lançamento desta fase da campanha, que decorre até à próxima sexta-feira, o ministro da Saúde e dos Serviços Sociais da Namíbia, Richard Nchabi Kamwi, foi peremptório na afirmação de que, a par de iniciativas para imunização de menores, urge dar resposta à necessidade de todas as nações desenvolverem mais esforços no sentido da erradicação da poliomielite, argumentando que, para que o objectivo seja cumprido, é necessária a colaboração, o engajamento, a vigilância e a unidade de toda a sociedade.
Quando se estima que, em todo o mundo, 11 milhões de crianças morram antes de completarem cinco anos de idade, devido a diagnósticos evitáveis como malária, doenças diarreicas, pneumonias e sida, a directora regional da Unicef, Dorethea Rozga, recordou os recentes episódios de poliomielite em Luanda e Cunene, para argumentar que eles são a prova de que é preciso fazer mais e melhor do que se tem feito no combate à disseminação de patologias no continente africano. Para a responsável, “as parcerias são a chave do sucesso”. A Unicef está “sempre pronta para, em conjunto com a Organização Mundial de Saúde, ajudar as autoridades em qualquer meio que exija uma intervenção que nos seja possível”, disse.

Carla Teixeira
Fonte: Jornal de Angola

Sem comentários: