quarta-feira, 27 de junho de 2007

AVC- saiba um pouco mais

Muitas são as pessoas que sofreram um AVC. Mas o que é na realidade? O acidente vascular cerebral (AVC), ou vulgarmente chamado de "derrame cerebral ", é uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquemia ou hemorragia.

O primeiro e o mais comum e é devido à falta de irrigação sanguínea num determinado território cerebral. O segundo é menos comum e ocorre porque se dá a ruptura de um vaso sanguíneo intracraniano, levando à formação de um coágulo que irá afectar determinada função cerebral.

Existem diversos factores considerados de risco entre os quais estão hipertensão arterial, doenças reumatológicas e trombose.

Dependendo da região afectada, sintomas e as sequelas são diferentes. No caso do lobo frontal, este comanda os movimentos, o parietal comanda o movimento e a sensibilidade do pescoço para baixo. O cerebelo está ligado ao equilíbrio e o tronco cerebral está ligado à respiração, aos movimentos e à sensibilidade do pescoço para cima.

O AVC é uma doença que merece muita atenção pela dependência e alteração da vida que pode causar. O melhor tratamento é a prevenção.

Actualmente, existe uma medicação, chamada trombolítico, que pode ser usada na fase aguda do AVC isquêmico, para dissolver o coágulo que causou a isquemia. Contudo, esta medicação só pode ser administrada quando o paciente chega ao hospital dentro de 3 horas.


Liliana Duarte

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/AVC

1 comentário:

Rui Borges disse...

A wikipedia como fonte única de um artigo é muito pouco.

O farmacia.com.pt incide sobre medicamentos e não doenças, como tal, quando o tema for uma determinada doença, deve ser sempre feita referência à terapêutica disponível, de 1ª e de 2ª escolha, devem ser focados efeitos e reacções adversas, bem como mencionadas terapêuticas alternativas.

"Actualmente, existe uma medicação, chamada trombolítico, que pode ser usada na fase aguda do AVC isquêmico, para dissolver o coágulo que causou a isquemia. Contudo, esta medicação só pode ser administrada quando o paciente chega ao hospital dentro de 3 horas." Este parágrafo é demasiado vago, e o termo isquêmico não existe em português.