quarta-feira, 27 de junho de 2007

China inicia retirada do mercado do Permax

As autoridades sanitárias da China decidiram dar início ao processo de retirada do mercado do Permax, um fármaco utilizado no tratamento da doença de Parkinson, devido ao risco de doença cardíaca que ele potencia. Considerando que a retirada imediata do medicamento poderia ser perigosa, Pequim ordenou que a suspensão gradual da produção, venda e utilização do Permax até 1 de Janeiro de 2008.

Na origem desta decisão está a convicção dos peritos de que “os riscos do Permax suplantam os possíveis benefícios da sua toma, de acordo com dados resultantes de vários estudos realizados em todo o mundo. No entanto, consideram que a sua administração não deve ser interrompida abruptamente, porque isso poderia causar problemas aos doentes, preconizando antes uma gradual diminuição das doses administradas, ao mesmo tempo que os médicos assistentes procuram alternativas àquele tratamento.
Na China, onde o Permax foi aprovado em 1988 para dar resposta à sintomatologia da doença de Parkinson, os estudos publicados em Janeiro último no «The New England Journal of Medicine», que relacionavam o fármaco com a maior incidência de doenças cardíacas, suscitaram a intervenção das autoridades, enquanto outros países mantiveram a comercialização do produto. Estima-se que actualmente cerca de 1,7 milhões de cidadãos chineses sofram do mal de Parkinson.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Xinhua

1 comentário:

Rui Borges disse...

Boa notícia mas incompleta. O farmacia.com.pt já havia noticiado a retirada do permax do mercado americano, pelo que o seu artigo deve fazer referência a essa notícia.

Ao completar a sua notícia por favor publique-a com "reposição no título".

Obrigado,

Rui Borges