quarta-feira, 27 de junho de 2007

Kits de branqueamento dentário com excesso de lixívia

O Instituto de Trocas Comerciais Padrão do Reino Unido (TSI) detectou a presença de níveis elevados de uma lixívia, utilizada nas tintas de cabelo, em vários kits de branqueamento dentário. A substância pode causar doenças das gengivas ou mesmo provocar queimaduras químicas na boca.

Os testes realizados em 20 produtos revelaram que 18 deles continham peróxido de hidrogénio em quantidades superiores às permitidas por lei. Um dos kits branqueadores continha na sua composição níveis daquela substância 230 vezes superiores aos permitidos por lei. Os especialistas alertam para a utilização deste tipo de produtos e aconselham uma consulta ao dentista antes de serem utilizados estes produtos em casa.

De acordo com Ron Gainsford, director executivo do TSI, este tipo de tratamentos branqueadores é utilizado pelas pessoas com objectivo de adquirirem um “sorriso de estrela”, semelhante ao daquelas que se submetem a terapias dentárias cosméticas. O problema está nos kits branqueadores e não tem que ver com as pastas dentífricas ou pastilhas de limpeza, salientou o mesmo responsável.

Apenas dois produtos analisados passaram no teste. As autoridades estão agora a contactar os produtores dos kits com excesso de peróxido de hidrogénio para procedam à sua recolha do mercado.

Marta Bilro

Fonte: Channel 4, Life Style Extra.

Sem comentários: