quarta-feira, 27 de junho de 2007

Bayer e Onyx querem vender Nexavar na UE

As farmacêuticas Bayer e Onyx pediram, junto da Agência Europeia do Medicamento (EMEA), autorização para comercializar no espaço europeu o medicamento para tratamento no cancro hepático, Nexavar.


O pedido surgiu depois de uma fase de testes que as farmacêuticas fizeram ao medicamento. Nos ensaios clínicos, 44% dos doentes hepáticos tratados com os comprimidos Nexavar sobreviveram ao cancro. Os resultados foram apresentados no passado dia quatro no Congresso Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

«Nexavar supõe um claro avanço para os pacientes com cancro hepático e para as suas famílias, porque é a primeira terapia com fármacos que apresentou grandes possibilidades de sobrevivência do doente e tem uns níveis de toxicidade aceitáveis», explica a vice-presidente do departamento de oncologia da Bayer, Susan Kelly.

Actualmente, o medicamento está à venda em 50 países e é usado no tratamento do cancro renal em estado avançado. Os efeitos secundários registados são a diarreia e síndrome de mano-pie.


Na União Europeia, não existe nenhum fármaco que aumente significativamente a qualidade de vida de doentes com este tipo de cancro. As farmacêuticas querem pedir à Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA, na sigla inglesa) autorização para desenvolver um suplemento para o Nexavar que será usado também no tratamento o cancro no fígado.

«Esperamos que uma ampla utilização de Nexavar no tratamento do cancro hepático nos permita fortalecer o nosso ambicioso programa de desenvolvimento de novos tratamentos, que incluem ensaios clínicos com Nexavar administrado sozinho ou combinado com outras terapias. Assim, poderá vir a ser útil no tratamento de inúmeros tipos de cancro, como o melanoma e cancro da mama», afirmou o presidente da Onyx, Hollings C. Renton.

Na União Europeia registam-se, todos os anos, cerca de 32 mil novos casos de cancro no fígado.


Sara Pelicano

Fontes: Onyx, Pm Farma

2 comentários:

Rui Borges disse...

Publicada a 25 de Junho por Marta Bilro.

Atalaia disse...

peço deculpa, ainda procurei mas não encontrei.

obrigado pelo reparo