sexta-feira, 6 de julho de 2007

Anúncios a medicamentos reformulados
Médicos britânicos recusam boicotar publicidade


Representantes da Associação Médica Britânica reunidos no seu encontro anual na Turquia rejeitaram uma solicitação apresentada dias antes por um membro daquele organismo profissional, que ia no sentido de o «British Medical Journal» boicotar a publicação de artigos publicitários a medicamentos que as empresas farmacêuticas reformularam e voltaram a promover para evitar perder a patente.

Stuart Blake, da divisão de Lothian (Escócia) da Associação Médica Britânica, autor da moção que pedia a exclusão dos anúncios, disse não ter objecções à estratégia de marketing de alguns laboratórios farmacêuticos de substituir os medicamentos que estão prestes a perder as patentes por novas formulações, mas definiu como “um acto repreensível” o facto comum de a antiga versão do fármaco ser retirada do mercado, considerando que a “repromoção” de medicamentos antigos não serve os interesses dos médicos nem dos doentes”, tendo como único propósito a garantia da manutenção dos lucros para as empresas farmacêuticas envolvidas.

Carla Teixeira
Fonte: British Medical Journal