sexta-feira, 6 de julho de 2007

Portugueses aderem cada vez mais à saúde na Internet

A Universidade de Aveiro divulgou ontem um estudo de cariz europeu que mostra que os portugueses recorrem cada vez mais à Internet por razões de saúde, registando-se um aumento de 18 por cento nos últimos dois anos, ainda que os conteúdos de qualidade em português continuem a ser escassos.

O estudo, denominado "WHO/European survey on health consumer trends", foi coordenado pelo Centro Norueguês de Telemedicina, sedeado em Tromso, na Noruega e surgiu da parceria de seis instituições europeias, entre as quais a Universidade de Aveiro. Para além de Portugal, o estudo analisou também a realidade ao nível da utilização da Internet com fins terapêuticos na Noruega, na Alemanha, na Dinamarca, na Grécia, na Letónia e na Polónia.

A coordenadora do projecto na Universidade de Aveiro, Silvina Santana, adianta que tipicamente eram os homens quem mais utilizava a Internet por questões de saúde ou doença, contudo esta é cada vez mais uma "tendência que se está a esbater", pois actualmente as mulheres têm-se afirmado como utilizadoras regulares da Internet.

Quanto ao perfil do cidadão europeu consumidor de serviços de saúde pela Internet, cada vez mais se assume como um indivíduo jovem, do sexo feminino e com formação superior. Para Silvina Santana existe “uma grande apetência das pessoas, mas são ainda poucos os conteúdos em português e não há farmácias on-line, nem outros serviços”, comparativamente com a Dinamarca, por exemplo, onde já é possível obter uma consulta médica por e-mail ou ser informado por SMS da alteração de uma consulta.

As principais vantagens apontadas para a utilização da Internet por razões de saúde residem no facto de este ser um serviço de fácil acesso, sem custos nem horários, onde existe a possibilidade de contactar o médico por e-mail, de pedir uma receita pela Internet ou de consultar a página pessoal do médico.

Inês de Matos

Fonte: Jornal de Noticias

2 comentários:

Rui Borges disse...

Esta notícia é um excelente pretexto para falarmos sobre nós.

Rui Borges disse...

Fica lançado o desafio, extensível a todos os estagiários: a notícia que melhor descrever o nosso Portal será enviada como press release a todos os meios de comunicação.

Nota: podem consultar as estatísticas em: http://my.statcounter.com/project/standard/stats.php?project_id=2431526&guest=1