sexta-feira, 6 de julho de 2007

GlaxoSmithKline está a desenvolver quatro projectos
Novos tratamentos para a malária


O departamento de doenças dos países em desenvolvimento da GlaxoSmithKline, com sede na cidade espanhola de Madrid – o primeiro centro de investigação em Espanha e um dos poucos do mundo que se dedica ao estudo e desenvolvimento de novos tratamentos para a malária e a tuberculose –, tem actualmente em mãos quatro projectos para novos fármacos, devendo o mais avançado entrar na fase de ensaio clínico em Junho do próximo ano.

Federico Gómez de las Heras, director do centro, informou que a empresa espera, com este avanço na investigação, produzir e apresentar “um medicamento positivo” para a doença, explicando que o novo fármaco deverá ser eficaz no tratamento das variantes mais resistentes do vírus responsável pela malária, que normalmente são mais fortes que a medicação já existente no mercado. Disse ainda que o fármaco em desenvolvimento em Espanha deverá ser “acessível em termos de preço”, e a sua utilização, em combinação com outros medicamentos, segura para as crianças.
De acordo com a mesma fonte, o novo fármaco deverá ser também “muito estável” do ponto de vista industrial, resistindo às altas temperaturas e à humidade, que são características dos países em que aquela doença é mais prevalente. No que toca à investigação de novas soluções para o tratamento da tuberculose, o centro madrileno da GlaxoSmithKline tem como objectivo “desenvolver compostos eficazes contra a tuberculose microbacteriana, incluindo as variantes resistentes”, e sobretudo “encurtar para metade o tempo médio de tratamento, que actualmente é de cerca de seis meses”.

Carla Teixeira
Fonte: Correo Farmaceutico

Sem comentários: