sexta-feira, 6 de julho de 2007

Cataratas

Em cada etapa da vida, as pessoas têm maior probabilidade de desenvolver determinados tipos de doenças.

A catarata é uma dessas doenças. Quando a origem é o envelhecimento, designa-se de catarata senil e costuma desenvolver-se por volta, ou a partir dos 50 anos.

A catarata pode ter várias causas. Para que seja tratada adequadamente e não cause sustos desnecessários, é muito importante ter conhecimento sobre a doença e procurar ajuda médica, logo que os primeiros sintomas apareçam.

A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino, uma estrutura transparente, cuja função é servir de lente para o olho.

O primeiro sintoma da catarata é a diminuição da acuidade visual. O paciente também pode ver manchas escuras no campo de visão. A catarata não provoca dores ou avermelhamento dos olhos.

Geralmente, é possível ver uma opacidade branca no olho. Além disso, a visão também fica alterada conforme a quantidade de luz.

O diagnóstico da doença é feito pela observação da opacidade branca no olho e também por aparelhos oftalmológicos .

Há vários tipos de intervenções cirúrgicas que impedem a progressão da doença. Várias técnicas podem ser utilizadas, como é o caso do laser.

Para prevenir a doença deve-se consultar um oftalmologista uma vez por ano, independentemente do facto de apresentar sintomas ou não. Dessa forma, o médico pode acompanhar alterações com exames mais precisos e diagnosticar problemas com maior antecedência, preservando, assim, a vida do doente.


Liliana Duarte

Fonte: Portal Saúde Brasil Net

Sem comentários: