sexta-feira, 6 de julho de 2007

Pfizer e Novartis chegam a acordo no caso do Zithromax

A Pfizer chegou a acordo num processo judicial instituído contra a farmacêutica suíça Novartis por alegada violação da patente norte-americana do Zithromax (Azitromicina), um antibiótico utilizado no tratamento de infecções respiratórias, otites e infecções genitais.

O laboratório norte-americano processou a Novartis e a Sandoz, a sua unidade norte-americana de genéricos, em Fevereiro de 2006, referindo que estaria a ser “irreparavelmente prejudicada” pela utilização de fórmulas da sua invenção de azitromicina por parte das empresas rivais. De acordo com o tribunal, as empresas “chegaram a acordo em todas as alegações” relacionadas com a patente do medicamento.

No espaço de um ano a Pfizer contabiliza já dois acordos relativos à patente do Zithromax. Em Novembro de 2006, o laboratório israelita Teva Pharmaceutical Industries disponibilizou-se a pagar à Pfizer cerca de 51 milhões de euros para adquirir os direitos de produzir medicamentos semelhantes ao Zithromax e ao Idamycin.

Depois do término da patente norte-americana da azitromicina, em 2005, a Pfizer deparou-se com uma quebra vertiginosa nas vendas do Zithromax, uma vez que várias farmacêuticas colocaram no mercado versões semelhantes do produto. Em 2005 a Pfizer arrecadou cerca de 1,5 mil milhões de euros com as vendas do Zithromax, as quais não ultrapassaram os 468 milhões de euros no ano passado.

Marta Bilro

Fonte: STLtoday, Medical Marketing & Media.

Sem comentários: