sexta-feira, 6 de julho de 2007

Descoberta científica abre caminho à cura
Mutação de um gene responsável pela surdez


Uma equipa de investigadores liderada pela israelita Karen Avraham, especialista da Universidade de Telavive com laboratório próprio, descobriu a mutação de um gene que provoca surdez, possibilitando o desenvolvimento e aplicação de vários implantes na parte interna do ouvido em doentes a partir dos oito meses de idade.

A descoberta foi apresentada em Paris, numa conferência que tinha o objectivo de divulgar os principais resultados do projecto EuroHear, que envolve 26 parceiros, de 12 países do Velho Continente. O gene otoferlin é responsável pela neuropatia auditiva, doença que impede a conversão dos estímulos sonoros em eléctricos, e por essa via inviabiliza a sua leitura pelo cérebro. Antes da descoberta da mutação desse gene, os cientistas acreditavam que os implantes não eram eficazes no caso de existirem lesões no ouvido interno do paciente, mas o estudo agora apresentado aferiu que os implantes precoces impedem que as crianças que sofrem de mutação genética de transmissão recessiva fiquem surdas. A técnica poderá ser igualmente aplicada nos casos de mutação do gene conniexin26.
Na Europa há 40 milhões de pessoas que sofrem de problemas auditivos e cerca de dois milhões que são surdos profundos. Portugal é um dos países de incidência daquela que é actualmente a segunda doença profissional no país. A deficiência auditiva afecta um em mil recém-nascidos ou crianças pequenas e está na origem de despesas na ordem dos 90 mil milhões por ano em educação especial, terapia da fala e aparelhos auditivos. O projecto Eurohear, criado em Dezembro de 2004, tem um custo de 15,8 milhões de euros por cada cinco anos e conta com um investimento da Comissão Europeia de 12,5 milhões.

Carla Teixeira
Fonte: Ciência Hoje, EuroHear

Sem comentários: