segunda-feira, 25 de junho de 2007

EMEA avalia Nexavar para tratar cancro do fígado

Depois dos ensaios clínicos terem comprovado a eficácia do Nexavar (sorafenibe), a Bayer Healthcare submeteu à Agência Europeia do Medicamento um documento para aprovação do uso do fármaco no tratamento do cancro do fígado (carcinoma hapatocelular). O Nexavar é actualmente utilizado, em mais de 50 países, para tratar o cancro de rim em fase avançada.

A Bayer HealthCare, divisão de cuidados de saúde do grupo alemão Bayer, avançou também que pretende submeter um pedido de aprovação à Federação Norte-Americana de Alimentos e Fármacos (Food and Drug Administration - FDA) para esta nova indicação terapêutica.

A actuação do fármaco no combate ao cancro do fígado foi recentemente testada por um ensaio clínico de fase III, no qual os pacientes aos quais foi administrado o Nexavar registaram um aumento da taxa de sobrevivência global de 44 por cento, quase três meses a mais do que naqueles que não receberam a substância (média de 10,7 meses contra os 7,9 meses do grupo placebo). Os resultados foram apresentados no inicio do mês de Junho, durante a reunião da American Society of Clinical Oncology (ASCO).

Todos os anos surgem 1,5 milhões de casos novos de cancro do fígado em todo o mundo. A doença ocorre especialmente entre os 55 e 80 anos de idade, em indivíduos de raça caucasiana, mas a doença é mais comum na 3ª e 4ª décadas de vida, em Africanos e Asiáticos, sendo duas a três vezes mais comum nos homens do que nas mulheres. Anualmente, morrem cerca de um milhão de pessoas em todo o mundo com cancro do fígado.

Marta Bilro

Fonte: SEGS, Saúde na Internet.

Sem comentários: