segunda-feira, 25 de junho de 2007

Parafarmácias não têm lista de medicamentos com venda prevista para hoje

A partir de hoje está autorizada a venda de 36 medicamentos comparticipados fora das farmácias. Estes medicamentos, não sujeitos a receita médica, ainda não estão disponíveis ao público uma vez que as parafarmácias desconhecem a lista dos medicamentos.

A venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) fora das farmácias era autorizada num decreto-lei publicado há cerca de ano e meio. No passado mês de Abril, a venda de medicamentos comparticipados não sujeitos a receita médica fora das farmácias foi aprovada pelo Conselho de Ministros, no entanto, desprovida da ajuda do Estado, visto que a comparticipação dos MNSRM continua limitada às farmácias.

Assim sendo, os medicamentos que não são sujeitos a receita médica mas são comparticipados pelo Estado, perdem o direito a essa comparticipação quando comprados fora das farmácias. O medicamento fica totalmente ao encargo do utente, como se fosse comprado sem receita médica.

No entanto, hoje as Parafarmácias não colocaram à venda os 36 medicamentos visto que não tiveram conhecimento da lista. Cabe ao Infarmed, autoridade nacional do medicamento, publicar a lista em causa e informar os vendedores.

Entre os 36 da lista encontram-se o Aspegic 500 e o Brufen 200, que são dos medicamentos mais baratos, e o Procol, cujo valor sem comparticipação do Estado ronda os 40 euros.

Fonte: Público, DD e Infarmed

Sem comentários: