segunda-feira, 25 de junho de 2007

Menos drogas nas escolas

Segundo, uma primeira análise do um estudo, no âmbito do Dia Mundial das Drogas Ilícitas, que é festejado amanhã, o consumo de droga nas escolas está a estabilizar, apesar da cocaína estar a aumentar entre os jovens adultos.
Em entrevestiva ao jornal Destak, João Goulão, presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência, o consumo de drogas leves pode estar mesmo numa fase de queda, isto porque "os adolescentes têm hoje uma maior capacidade de fazerem escolhas individuais".
Os resultados deste estudo, só serão apresentados no próximo mÊs de Setembro, no entanto sabe-se que a utilização da droga tem agora outros fins, tendo agora "uma característica mais utilitária" e como principal objectivo "mais imediato, sem ser uma dependência~".
O uso do haxixe, que nos jovens tem a vantagem de ser "inócuo e inofensivo", está a começar a ser "tão admitido como é o álcool", avança o especialista, que afirma que o consumo de heroína tem sido uma droga pouco utilizada, uma vez que é uma droga "desprestigiada" entre a juventude.
A cocaína, no entanto continua a ser associada ao mundo artístico, logo a maior parte dos jovens pensam que "não deve fazer muito mal". Uma "visão errada", avisa Goulão, uma vez que esta droga cria "uma ávida dependência" e pode provocar patologias mentais graves, como "a esquizofrenia e as psicoses".
O presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência adiantou ainda que a troca de seringas nas prisões portuguesas é um projecto "na iminência de ser aprovado" e pode vir a ter a sua aplicação "já no próximo mês".

Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital

Sem comentários: