segunda-feira, 25 de junho de 2007

Gripe das Aves

Novos casos de H5N1 detectados na Alemanha


As autoridades sanitárias alemãs confirmaram ontem a infecção com H5N1, de três aves encontradas mortas em Nuremberga. As análises realizadas às carcaças de várias aves deram positivas em três casos, tendo a Direcção geral de Saúde de Nuremberga procedido de imediato à recolha das carcaças dos animais infectados.

Em redor do sítio onde foram recolhidas as aves mortas foi montado um perímetro de segurança de quatro quilómetros, em conformidade com as regras estabelecidas pela União Europeia. A entrada de estranhos nos aviários locais está proibida e todas as viaturas que circulem no terreno, são imediatamente desinfectadas.

O perímetro de observação atinge os dez quilómetros e durante as próximas três semanas, está proibida a saída do local de qualquer tipo de ave de capoeira.

O H5N1 foi já detectado em vários países europeus, tendo sido recentemente encontrado numa exploração de perus na República Checa, mas também na Rússia, Grã-Bretanha e Hungria.

Esta é a variante mais mortal do vírus aviário, matando 80 a 100% dos animais infectados, em poucos dias, sendo também a mais perigosa para o ser humano.

A gripe das aves matou já 186 pessoas, essencialmente em países asiáticos, tendo sido detectadas cerca de 300 pessoas com vírus H5N1.

Inês de Matos

Fonte: Jornal de Noticias

Sem comentários: