segunda-feira, 25 de junho de 2007

Primogénitos com QI mais elevado


Realizado o maior estudo sobre relação inteligência e ordem de crescimento

Os primogénitos apresentam, em média, um coeficiente de inteligência (QI) mais elevado que os seus irmãos mais novos. Esta conclusão sai do maior estudo realizado sobre a relação entre inteligência e ordem de nascimento, publicado na revista «Science».

Segundo os cientistas da Universidade de Oslo, Noruega – que levaram a cabo a pesquisa - a explicação não está na diferença genética, mas na estimulação mais activa que os primeiros filhos recebem da família.

De acordo com a equipa norueguesa, a diferença detectada não é grande (três pontos, em média, ou seja, QI de 103, 2 nos mais velhos e de 100, 3 nos mais novos), mas é "representativa", argumentando que "pode ditar desempenhos académicos diferenciados."

Os investigadores analisaram registos de QI de mais de 241 mil jovens de 19 anos, nascidos entre 1967 e 1976, e cruzaram indicadores como o nível de educação dos pais, a idade da mãe e o tamanho da família, bem como a ordem de nascença e da comparação estabelecida de mais de 63 mil pares de irmãos, os resultados obtidos foram idênticos.

Raquel Pacheco

Fonte: Science/FarmaNews

Sem comentários: