quinta-feira, 26 de julho de 2007

Estudo aponta benefícios ao consumo de vinho

Composto fenólico pode harmonizar triglicerídeos e colesterol

Bebido com moderação e em carácter regular, o vinho tem efeitos benéficos sobre o metabolismo do colesterol, segundo noticiou o jornal espanho «La Vanguardia».

Os procionídeos, um dos compostos fenólicos que o vinho contém, podem servir para amenizar os triglicerídeos e o colesterol do corpo, e assim para reduzir os riscos de enfermidades cardiovasculares. A tese foi defendida, recentemente, na Universitat Rovira i Virgili (URV), de Tarragona, Espanha.

A investigação que sustentou a tese conseguiu determinar o mecanismo molecular pelo qual os procionídeos - de origem vegetal e bastante presentes na dieta mediterrânea - interagem no fígado, e como controlam a expressão dos genes.

Josep Maria del Bas, autor da tese, intitulada «Modulation of Hepatic Lipoprotein Metabolism by Dietary Procyanidins», (Modulação do metabolismo de lipoproteínas hepáticas por procionídeos dietéticos) explicou que “a análise das mudanças induzidas em genes permitiram determinar como os procionídeos conseguem harmonizar a expressão, o que, em longo prazo, permite projectar dietas personalizadas a fim de ajudar a prevenir e, em certos casos, tratar, diferentes patologias relacionadas a desajustes metabólicos."

O trabalho enquadra-se numa disciplina científica emergente, (Genética da Nutrição) a qual emprega técnicas da biologia molecular, bioquímica e biologia de sistemas "para entender como os nutrientes podem interagir com as vias de sinalização intracelulares", esclareceu Maria Cintra Bladé, co-orientadora da tese e professora do departamento de bioquímica e biotecnologia da URV.

Na pesquisa foram utilizados procionídeos obtidos de uvas, e por isso os resultados estendem-se ao consumo de vinho, ainda que por enquanto os efeitos tenham sido constatados apenas em laboratório, e o caminho até se comprovem em testes com animais e pessoas deva ser longo.

Raquel Pacheco
Fonte: Jornal «La Vanguardia»

Sem comentários: