quinta-feira, 26 de julho de 2007

Poluição atmosférica agrava doenças vasculares

Aterosclerose: principal causa de morte em Portugal

Um estudo publicado na revista «Genome Biology» aponta a poluição atmosférica como um dos principais causadores da aterosclerose - o endurecimento dos vasos sanguíneos causado pela deposição de gordura em suas paredes.

Segundo explicaram os investigadores, “as gorduras interagem com as partículas do ar, principalmente com o diesel, e activam genes, causando inflamações.”

A observação da interacção entre partículas de diesel e lípidos oxidados, permitiu aos cientistas concluírem que “causava inflamação celular”, factor de risco para aterosclerose.

Além disso, - concretizaram os autores do estudo – “na poluição há hidrocarbonetos orgânicos e metais de transição, que inflamam as vias aéreas, provocando inflamação vascular, lesões arteriais e surgimento de coágulos sanguíneos, que podem geram ataques cardíacos e derrames.”

Arteriosclerose
A aterosclerose é uma das doenças que causam arteriosclerose. A arteriosclerose é o termo geral para esclerose das artérias. Esclerose é um processo degenerativo que envolve fibrose que tanto pode ocorrer nas artérias (arterioesclerose) como nas arteríolas — arteriolosclerose.


A arteriosclerose continua a ser principal causa de morte em Portugal , principalmente à custa da doença coronária e da doença vascular cerebral. Um motivo mais que suficiente para a Sociedade Portuguesa de Cardiologia ter definido como prioritário o combate à doença coronária, tendo em preparação diversas acções de esclarecimento sobre este mal e sua prevenção, avança a SPC no seu site.

Raquel Pacheco
Fonte: «Genome Biology»/SPC

Sem comentários: