quinta-feira, 26 de julho de 2007

Threshold Pharmaceuticals inicia Fase 1 do TH-302 em pacientes com tumores sólidos

A Threshold Pharmaceuticals Inc. iniciou um ensaio clínico de Fase 1 para avaliar a segurança do TH-302, o primeiro profármaco activado por hipóxia (HAP, sigla em inglês) da companhia, em pacientes com tumores sólidos em estado avançado.

O TH-302 é uma nova terapêutica contra o cancro activada especificamente em condições de pouco oxigénio ou “hipóxia”, típicas das células cancerígenas de tumores sólidos, segundo afirmou o presidente da Threshold, Dr. Barry Selick. As células hipóxicas dos tumores normalmente escapam aos tradicionais fármacos anti-cancro que atacam rapidamente as células que se dividem, levando, em última instância, à resistência aos fármacos, a recaídas e a metástases. Se o TH-302 puder reduzir o potencial dos tumores se metastizarem ou prevenir o aumento de células cancerígenas resistentes aos fármacos, poderá ser um avanço clínico significativo para o tratamento de uma variedade de cancros.

Os objectivos principais do estudo são determinar a dose máxima tolerada e dose limitada de toxicidades do TH-302 em pacientes com tumores sólidos em estado avançado, e estabelecer a dose apropriada para testes de uma potencial Fase 2 dos estudos clínicos. Os objectivos secundários do ensaio incluem estabelecer a farmacocinética e avaliar a actividade anti-tumor do TH-302, medida através da taxa de resposta objectiva, duração da resposta, sobrevivência livre de progressão, sobrevivência geral, e vários parâmetros de segurança. Os tumores serão avaliados no início e a cada oito semanas utilizando o Critério de Avaliação de Resposta em Tumores Sólidos (RECIST, sigla em inglês).

O TH-302 tem mostrado ser eficiente, assim como bem tolerado, em estudos pré-clínicos. O vice-presidente sénior da Threshold, Dr. Mark Matteucci, disse que o TH-302 tem demonstrado uma actividade considerável em modelos animais dos cancros humanos do pâncreas e da próstata, e é activo contra uma vasta diversidade de outros tipos de tumores baseados em células e também em modelos animais. A Threshold espera que o TH-302, tanto sozinho como em combinação com outras terapias anti-tumores, forneça uma melhoria significativa no tratamento de pacientes oncológicos.

Isabel Marques

Fontes: Pharmalive

Sem comentários: