quinta-feira, 26 de julho de 2007

Exelixis mantém os direitos de desenvolvimento e comercialização do XL647

A Exelixis Inc. anunciou que a GlaxoSmithKline decidiu não exercer o direito de opção para licenciar o XL647 para posterior desenvolvimento e comercialização. Assim, a Exelixis mantém estes direitos sobre o XL647, podendo exercê-los tanto de forma independente como em colaboração com terceiros. A Exelixis pretende avançar rapidamente com o desenvolvimento completo deste composto promissor, em pacientes com cancro do pulmão de não pequenas células (CPNPC) e potencialmente também para outras indicações.

O XL647 é um potente inibidor de receptores de tirosina quinase que estão implicados na proliferação e na vascularização (formação de vasos sanguíneos) de tumores. O XL647 inibe o EGFR, o HER2 e o VEGFR2. Segundo o Chefe de Hematologia e Oncologia do Massachusetts General Hospital, Dr. Thomas Lynch, os dados do XL647 mostraram, até à data, uma clara actividade anti-tumor no cancro do pulmão de não pequenas células. Tem havido várias respostas duradouras em pacientes com e sem mutações activadas por EGFR, o que poderia dar a este composto uma utilidade mais alargada numa população de pacientes diversa. O XL647 mantém a actividade contra a mutação do T790M, que confere resistência ao erlotinib, o que poderá potencialmente proporcionar um passo em frente necessário para o tratamento do cancro do pulmão e de outros cancros.

Um ensaio de Fase 2 está a decorrer com pacientes com CPNPC que inicialmente responderam ao tratamento com inibidores de EGFR, o erlotinib ou o gefitinib, mas tendo o tratamento falhado posteriormente. A razão para este estudo é a actividade do XL647 contra a mutação de T790M no EGFR, que se desenvolve em aproximadamente 50 por cento dos pacientes, como um mecanismo de resistência ao erlotinib ou ao gefitinib.

O presidente da Exelixis, Dr. George A. Scangos, afirmou que a companhia espera que o XL647 avance para o registo dos ensaios pivot para o CPNPC no início de 2008. O Dr. Scangos acrescentou ainda que as provas de actividade do XL647 no ensaio de Fase 2 têm criado, até à data, um nível elevado de entusiasmo na comunidade oncológica, o que tem ajudado a companhia a fazer um recrutamento rápido e a preparar-se para levar o composto até à última fase de desenvolvimento para o tratamento de uma variedade de indicações oncológicas.

Isabel Marques

Fontes: Pharmalive

Sem comentários: