quinta-feira, 26 de julho de 2007

Mircera recebe autorização de comercialização na Europa

A farmacêutica Suíça Roche garantiu aprovação europeia para a utilização do Mircera no tratamento da anemia associada a doença renal crónica. O parecer positivo é válido para os 27 países da União Europeia e surge após uma recomendação emitida pelo Comité de Especialidades Farmacêuticas para Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento (CHMP).

O fármaco deverá ser lançado de imediato no Reino Unido e na Alemanha devendo chegar também aos países escandinavos durante as próximas semanas bem como à Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Segundo afirmou Dan Kemmler, presidente do franchise para o medicamento de anemia da Roche, o Mircera poderá também receber autorização de comercialização na Suíça durante as próximas semanas.

“O Mircera tem potencial para conferir verdadeiros benefícios clínicos na gestão da anemia renal e para proporcionar o tratamento adequado a todos os doentes renais crónicos”, salientou William M. Burns, director executivo da divisão farmacêutica da Roche.

Os analistas prevêem que o medicamento venha a substituir outros tratamentos anteriores da Roche para a anemia, cujas vendas alcançaram os 1,34 mil milhões de euros em 2006. As doses mensais com um efeito mais prolongado também são vistas como uma vantagem sobre as doses semanais de medicamentos similares produzidos pela Amgen e pela Johnson & Johnson, uma vez que podem ajudar a reduzir os custos do tratamento nos pacientes com doenças renais.

A Roche espera obter aprovação da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) para a comercialização do medicamento nos Estados Unidos da América anda este ano. O laboratório pretende lançar a substância no mercado norte-americano logo que receba luz verde da FDA embora esteja a decorrer uma disputa com a Amgen que alega que o Mircera viola as patentes de dois dos seus medicamentos para a anemia.

Marta Bilro

Fonte: CNN Money, Herald Tribune.

Sem comentários: