quinta-feira, 26 de julho de 2007

Quebra de 11% nos lucros da AstraZeneca leva ao corte de 7.600 postos de trabalho

A AstraZeneca, segunda maior farmacêutica a nível mundial, prepara-se para eliminar o dobro do número de postos de emprego relativamente ao que estava previsto. A decisão fica a dever-se à quebra de 11 por cento nos lucros da empresa registada no segundo semestre do ano provocada pelos 11,1 mil milhões de euros gastos na aquisição da MedImmune.

No total deverão se extintos 7.600 postos de emprego, representativos de 11 por cento da força de trabalho da empresa. A AstraZeneca reduziu também as previsões relativas aos ganhos por acção para este ano colocando-os entre os 2,74 euros e os 2,63 euros, valores que anteriormente se situavam entre os 2,77 euros e os 2,96 euros.

Os resultados líquidos da empresa no segundo semestre de 2007 caíram para os 1,04 mil milhões de euros, ou 69 cêntimos por acção, comparativamente aos 1,17 mil milhões de euros, ou 74 cêntimos por acção, registados em igual período do ano anterior. Em Fevereiro, o laboratório já tinha avançado com a intenção de cortar três mil postos de trabalho na área de produção.

O Reino Unido, a Suécia, a Alemanha, a França, os Estados Unidos da América e o Canadá serão os países afectados por esta redução.

Marta Bilro

Fonte: Reuters, Bloomberg.

Sem comentários: