quinta-feira, 26 de julho de 2007

Pais responsáveis pela transmissão aos filhos do vírus da hepatite B

Um grupo de investigadores japoneses alertou hoje no Journal of Medical Virology, para o facto de a transmissão do vírus da Hepatite B (HBV) cada vez mais acontecer de pais para filhos. Na base do alerta estão os resultados de um estudo desenvolvido pelo Osaka General Medical Center, em cujo relatório final é apontado que esta é uma “importante via” de transmissão da doença no Japão.

“Até à data, apenas as crianças nascidas de mães infectadas com HBV eram consideradas crianças de alto risco e apenas a estas era administrada a vacina contra a doença”, explica o Dr. Hitoshi Tajiri, responsável pelo estudo. No entanto, os resultados do estudo evidenciaram provas significativas, que indicam que os pais não só podem como frequentemente transmitem o vírus aos seus filhos.

Baseados em análises genéticas efectuadas, incluindo análises de duas regiões codificadas( ao gene S e X)da estrutura genética do vírus, os investigadores verificaram que das cinco famílias em estudo, nasceram oito crianças contaminadas pelos pais com o HBV.

A semelhança genética dos cinco casais de pais e respectivos filhos era “muito elevada”, entre 99, 3 e 100 por cento, dai que posteriormente tenham sido agrupados no mesmo cluster (grupo de indivíduos com características semelhantes).

Face aos resultados obtidos, os investigadores recomendam “fortemente” uma mudança na politica das agências de saúde publica japonesas, que deverão “reexaminar a actual politica de prevenção da transmissão do HBV em crianças, tornando universal o processo de vacinação, para que dentro de um curto espaço de tempo todas as crianças japonesas tenham acesso à vacina contra a hepatite B”, tal como a Organização Mundial de Saúde (OMS) havia já recomendado.

Por outro lado, o estudo revelou também que todas as mães observadas tinham contraído a doença por via sexual, através de relações com os respectivos maridos e que todas se curaram. Todas elas demonstraram resultados negativos na triagem do HBV, mas apresentaram anticorpos contra o vírus, o que indica que apesar de não serem portadoras de infecção por HBV, todas as mães já estiveram expostas ao vírus.

Para os investigadores, os resultados do estudo mostram claramente que “as esposas de indivíduos infectados com HBV, também deveriam receber protecção contra o vírus”.

Inês de Matos

Fonte: Reuters

Sem comentários: