sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Angola luta contra sarampo

Campanha de vacinação a bom ritmo

Angola está reforçar a luta para baixar a taxa mortalidade infantil causada pelo sarampo. Mais de mil doses de vacinas estão a ser usadas numa campanha que decorre, desde o dia 13 deste mês, nos postos fixos espalhados na província do Huambo.

A previsão assustadora de que o sarampo possa atingir um universo de 45 mil crianças dos 6 meses aos 5 anos de idade, levou Angola a iniciar, esta semana, uma batalha contra a doença.
De acordo com os serviços de saúde pública daquele município angolano, a campanha de vacinação contra o sarampo “está a registar a boa adesão dos pais e encarregados de educação.” No primeiro semestre deste ano foram registados 65 casos de sarampo que resultaram em dois óbitos, revelou fonte do departamento provincial de saúde pública e controlo de endemias.
O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa. O homem é o único reservatório do Morbillivirus do sarampo (Paramyxoviridae) e a transmissão faz-se sobretudo por via aérea (gotículas de saliva ou expectoração), embora possa também ocorrer por contacto directo com secreções infectadas, ou através de fómites contaminadas “de fresco”. O sarampo ainda é uma das causas mais frequentes de óbito em crianças em muitas regiões, particularmente, em países onde a vacinação em massa não é satisfatória.

Raquel Pacheco
Fonte: Lusa (sector Áfricanet)/SaúdePública

Sem comentários: