sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Quarenta milhões de doses da vacina contra a gripe
Novartis abastece Estados Unidos de Fluvirin


A companhia farmacêutica suíça Novartis iniciou o processo de fornecimento de vacinas contra a gripe nos Estados Unidos. Dando seguimento a notícias recentes, que previam um aumento de 30 por cento no volume de Fluvirin enviado para aquele país, a empresa anunciou já ter expedido sete milhões de doses, preparando a eminente época de gripe na América. Todos os anos serão fornecidos 40 milhões de doses da vacina, que é líder de mercado nos States.

De acordo com a Novartis, metade das doses de Fluvirin destinadas aos Estados Unidos será entregue até final de Setembro, devendo as restantes ser expedidas durante o mês de Outubro. A intenção é a de fornecer vacinas suficientes para fazer face ao calendário de imunização previsto no programa nacional de vacinação norte-americano. A Novartis esclarece que um primeiro carregamento de sete milhões de vacinas deverá ter chegado ao país no início do mês em curso, a fim de facilitar a inoculação precoce de uma parte da população, designadamente os chamados grupos de risco.
O Fluvirin é um medicamento líder no mercado norte-americano, e o seu uso é também aprovado em mais de duas dezenas de países em todo o mundo. O fabricante avisa que a vacina poderá não ser completamente eficaz em indivíduos que revelem predisposição elevada para a gripe, e adverte que o medicamento tem como principal efeito colateral a ligeira reacção cutânea na zona da injecção, a que por vezes se juntam consequências como febre, mialgia e outras reacções alérgicas, não devendo o Fluvirin ser utilizado em pessoas com hipersensibilidade aos seus componentes. Em casos-limite a vacina pode provocar sérias erupções cutâneas, transtornos graves da saúde geral dos indivíduos e até a morte, pelo que a sua administração deverá ser bem ponderada junto do médico assistente.

Carla Teixeira
Fonte: Firstword, http://www.novartisvaccines.com

Sem comentários: