sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Incidência da tuberculose no HSJ é seis vezes superior à taxa nacional

Os funcionários do Hospital de S. João (HSJ), no Porto, apresentam uma incidência de tuberculose quase seis vezes superior à taxa nacional entre profissionais de saúde. O problema é “sério”, reconhecem os dirigentes daquela unidade hospitalar que procederam à instalação de uma programa de vigilância que se prolonga até 2010.

Inserido no distrito do país com mais casos de tuberculose, 45,5 por cem mil habitantes, contra 29,4 em todo o país, o HSJ regista uma taxa de 260 casos por cada cem mil. No entanto esta não é uma justificação plausível para a disparidade dos números. De acordo com o Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose (PNLT, da Direcção-Geral da Saúde), a estimativa de risco para o desenvolvimento da doença entre profissionais é 1,5 vezes o da população em geral. Assim, se a incidência registada no ano passado é de 45,4, a taxa entre os funcionários hospitalares não deveria ultrapassar os 68.

O director do Serviço de Saúde Ocupacional, Torres Costa, faz questão de salientar que “o HSJ é o único hospital que reconhece o problema e tem um programa para o combater”. Em declarações ao Jornal de Notícias, o responsável adianta que a realidade das restantes instituições é desconhecida, porém, admite que a situação do HSJ “tem que ser corrigida”.

O PNLT implementado no HSJ caracteriza-se por um rastreio generalizado e regular aos funcionários com o objectivo de detectar tuberculose latente em risco de passar a activa. Entre 4172 pessoas rastreadas (entre um total de 5100 funcionários), 1694 revelaram prova positiva de tuberculina. Estes dados mostram que em algum momento da vida, 40 por cento dos profissionais do HSJ contactaram com o bacilo, fosse por infecção assintomática, fosse por já ter tido tuberculose activa, fosse por ter recebido a vacina do BCG recentemente (que faz com que fiquem traços do bacilo no organismo durante cinco a dez anos).

Marta Bilro

Fonte: Jornal de Notícias.

Sem comentários: