sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Infarmed ordena recolha de seis produtos cosméticos e de higiene corporal

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) continua a não descurar a fiscalização. Esta sexta-feira foram divulgadas três circulares informativas de carácter “urgente” que dão conta da recolha voluntária de seis produtos cosméticos e de higiene corporal. Assim, será retirado o lote 05204 do produto “Lierac Solaire. Bronzage Intense. Lait Anti-âge. Haute Hydratation e Ultra Réparation 6”, vários lotes do produto “Banhóleum creme gordo" e quatro produtos da marca “Keren 2".

Conforme a nota emitida pelo Departamento de Cosméticos e Monitorização do Mercado de Produtos de Saúde do Infarmed, a retirada imediata do “Lierac Solaire. Bronzage Intense. Lai Antiâge.Haute Hydratation e Ultra Réparation 6” é motivada pela detecção de um erro na respectiva rotulagem. Face à ausência, na lista de ingrediantes constantes do rótulo, de “metoxinamato de octilo”, composto da categoria dos filtros solares que deveria figurar como “ethylhexyl methoxycinnamate”, a Tónico – Importação e Distribuição, Lda, empresa responsável pela colocação do produto no mercado, iniciou uma recolha voluntária imediata do lote 05204. O Infarmed diz ainda que os consumidores que estejam na posse de um produto deste lote devem abster-se de o utilizar.

Vai também ser levada a cabo a recolha voluntária dos lotes 4193, 4230, 5048, 5049, 5104, 5105, 5220, 5221; 6043, 6044, 6149, 6150, 6207 e 6208 do produto “Banhóleum creme gordo” distribuído pela Sofex Farmacêutica, Lda. A medida surge devido ao facto dos produtos mencionados terem na sua composição o conservante “Methyldibromo glutaronitrile”, ingrediente cuja utilização em produtos cosméticos e de higiene corporal está restrita apenas àqueles que se destinam a ser enxaguados, o que não é o caso destes. Os consumidores são também advertidos a não utilizarem os produtos caso estejam na sua posse.

No que diz respeito aos produtos da marca “Karen 2” vão ser recolhidos o “Keren 2 Ampolas Antiqueda Bifásicas Mulher”, “Keren 2 Ampolas Antiqueda Bifásicas Homem”, “Keren 2 Ampolas Manutenção Mulher” e “Keren 2 Ampolas Manutenção Homem”. A situação é semelhante à anterior, visto que, a inscrição do rótulo do produto informa acerca da presença do conservante “Methyldibromo glutaronitrile” na sua composição, cuja utilização em produtos cosméticos e de higiene corporal está restrita apenas àqueles que se destinam a ser enxaguados, o que não acontece com estes.

Marta Bilro

Fonte: Infarmed

Sem comentários: