sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Monitorizar saúde no mundo em tempo real

União Europeia adopta sistema médico inteligente para ajudar profissionais de saúde

Aceder aos últimos incidentes de saúde ocorridos em qualquer parte do mundo, à listagem dos principais problemas de saúde a nível global, estatísticas, sites relacionados, em mais de 32 línguas, através de um milhar de fontes e em tempo real. Este processo já é possível através de um site que a Comissão Europeia (CE) adoptou.
Chama-se «MediSys» e tem como missão “disponibilizar às autoridades e profissionais de saúde informação sobre surtos de doenças ou acidentes industriais em tempo real e, assim, ajudar a identificar esses incidentes o mais cedo possível, para se poder agir rapidamente”, esclarece a CE em comunicado.

Na nota a que o farmacia.com.pt teve acesso, a Comissão Europeia refere que este sistema visa “recolher e classificar automaticamente informação sobre saúde, com o intuito de complementar as abordagens tradicionais das autoridades no que concerne ao acesso à informação.”

Através do «MediSys» "o utilizador tem ao dispor informação que congrega um milhar de fontes noticiosas, assim como de 120 sites de saúde pública e em 32 línguas, podendo escolher o que quer consultar em tempo real", destacou.

Raquel Pacheco
Fonte: Comunicado site CE/iGOV

Sem comentários: