sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Doentes não devem parar ingestão de Euglucon e Semi-Euglucon

Infarmed alerta para o risco de descompensação metabólica

Depois de ter retirado do mercado o Euglucon e Semi-Euglucon, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) vem agora dizer que o risco de descompensação metabólica por paragem abrupta deste medicamento é considerado mais perigoso para a saúde dos doentes. Nesse sentido, a toma do fármaco não deve ser interrompida.

O fármaco foi recolhido devido ao incumprimento das especificações relativas aos parâmetros de dureza do produto acabado e à presença de uma impureza, a sulfonamida, a qual, quando administrada em altas doses, pode estar associada a reacções adversas e interacções medicamentosas. Isto não se verifica nas doses terapêuticas habitualmente utilizadas, refere o Infarmed, pelo que “os doentes não devem parar de tomar a medicação anti-diabética com Euglucon e Semi-Euglucon, por risco de descompensação da sua diabetes”, alerta a circular informativa divulgada esta sexta-feira.

Ainda assim, logo que possível, deve ser contactado o médico assistente para que seja feita a substituição do medicamento por outro disponível no mercado com a mesma substância activa ou outra apropriada a cada caso individual.

Marta Bilro

Fonte: Infarmed.

Sem comentários: