sexta-feira, 17 de agosto de 2007

OMS: Doentes cardíacos devem evitar assistir ao vivo aos JO Pequim 2008

Os doentes cardíacos podem colocar em risco a sua saúde ao deslocarem-se a Pequim para assistir aos Jogos Olímpicos de 2008 devido à poluição atmosférica. O alerta foi dado por um especialista da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Michal Krzyzanowski, médico da OMS, aconselha aqueles que têm histórico de problemas cardiovasculares a reconsiderarem uma eventual visita à capital chinesa durante as Olimpiadas de Pequim. Em declarações á BBC, o especialista acrescenta ainda que a baixa qualidade do ar pode dar origem a ataques de asma.

As autoridades de Pequim estão a esforçar-se para diminuir as emissões poluentes, ainda assim a OMS considera que o bem-estar de algumas pessoas pode estar em risco. "Todas as cidades estão altamente poluídas segundo padrões europeus, mas mesmo para os padrões da Ásia, as cidades chinesas têm alta poluição", salientou o médico.

Segundo Krzyzanowski, "o principal problema nas cidades chinesas é a poluição atmosférica, pequenas partículas que ficam em suspensão no ar e penetram nos pulmões". Para além disso, “invadem outros sistemas, com o cardiovascular e viajam pelo sangue e pelo organismo”.

Segundo o especialista, o stress inerente aos espectáculos desportivos e o calor, aliados à baixa qualidade do ar são motivos mais do que suficientes para que os potenciais espectadores, que não estejam de perfeita saúde, se desloquem à cidade.

Marta Bilro

Fonte: BBC, Último Segundo.

Sem comentários: