sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Relatório “The Ones to Watch”: Optaflu é o mais promissor do trimestre Abril/Junho

Thomson Scientific publica revisão sobre medicamentos em fase de investigação

A Thomson Scientific elaborou um estudo no qual são avaliados os cinco medicamentos mais promissores que tiveram fases de desenvolvimento iniciadas entre Abril e Junho de 2007. O “The Ones to Watch”, assim se chama o relatório trimestral da empresa, coloca o Optaflu, da Novartis, na liderança da lista de aprovações para o segundo trimestre.

Os medicamentos mais promissores nos três meses referidos “possuem um potencial significativo de mercado e estão associados a doenças e condições que atingem incontáveis números de indivíduos”, refere Peter Robins, gerente do conteúdo editorial da Thomson Scientific.

O primeiro lugar nos destaques do trimestre é ocupado pelo Optaflu, da Novartis Vaccines & Diagnostics, uma vacina contra a gripe derivada de uma nova e proprietária linha celular que, tal como o Farmacia.com.pt noticiou, foi aprovado pela União Europeia em Junho de 2007. A Novartis tem planos para dar início ao processo de aprovação nos Estados Unidos da América em 2008.

O segundo lugar está a cargo do Lybrel, da Wyeth, uma pílula de uso contínuo que combina levonorgestrel e etinilestradiol em comprimido diário destinada a eliminar o ciclo menstrual. O medicamento está também a ser testado como tratamento potencial para as síndromes pré-menstruais e deverá chegar a Portugal em 2008. O Staybla é o fármaco que ocupa o terceiro lugar da tabela. Lançado no Japão em Junho de 2007, a substância é utilizada no tratamento da incontinência urinária e da polaquiúria.

Em quarta posição está a Rufinamida da Eisai, licenciada da Novartis, o primeiro medicamento aprovado na UE especificamente para a Síndrome de Lennox-Gastaut, um dos mais severos tipos de epilepsia. A rufinamidaé comercializada em Portugal com o nome Inovelon. O registo nos EUA ainda está em curso.

O Torisel figura no último lugar desta lista. O medicamento, desenvolvido pela Wyeth Research, destina-se ao tratamento via oral do cancro celular renal avançado e está já disponível para os pacientes nos EUA, desde Maio de 2007, altura em que recebeu aprovação da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos. Na UE a aprovação do Torisel mantém-se pendente.

Para além da lista dos mais auspiciosos na soma de todas as fases de investigação foram ainda definidos os principais medicamentos em cada fase de pesquisa. Assim, na Fase III, destacam-se o trazodone, da Labopharm, para a depressão e o pimavanserin, da Acadia Pharmaceuticals, para a esquizofrenia. Na Fase II estão no topo o VSF-173, da Vanda Pharmaceuticals, para a sonolência excessiva e o APD-125, da Arena, para a Insónia. Na Fase I evidenciam-se o Ad35 HIV-ENvA, da GenVec/NIAID Vaccine Research Center, para a infecção pelo HIV e a nestorona e estradiol (gel transdérmico) da Antares/Population Council, um anticoncepcional feminino.

Marta Bilro

Fonte: PR NewsWire

1 comentário:

ptcp disse...

Este é daqueles relatórios a não perder todos os trimestres. Muito interessante. Excelente!