sexta-feira, 22 de junho de 2007

FDA aprova “caixa de comprimidos electrónica”

Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (Food and Drug Administration - FDA) aprovou a comercialização de um aparelho programável que permite armazenar e distribuir os medicamentos prescritos aos doentes na sua própria casa. O objectivo é fazer com que os pacientes não descuidem os tratamentos.

O Assistente Electrónico de Administração de Medicamentos (EMMA, na sigla inglesa) pode ser programado para fornecer doses individuais de 10 fármacos diferentes, até o período de mês. O aparelho inclui também software que permite aos médicos gerir as prescrições através de um computador e pode ser ligado à internet para que as doses sejam controladas.

A caixa de comprimidos computorizada foi pensada para ser utilizada com a supervisão de um médico. As principais vantagens deste mecanismo residem no facto de ser possível reduzir os erros de dosagem e permitir aos médicos controlar a adesão do paciente ao tratamento.

“Vai ajudar a eliminar algumas confusões dos doentes quanto tomam medicamentos prescritos, e permite aos médicos a seguir mais de perto a medicação dos pacientes entre as visitas ao consultório”, afirmou Daniel Schultz, director do centro de dispositivos da FDA.

O aparelho armazena as prescrições médicas, emite um alerta sonoro na altura em que o paciente deve administrar as substâncias e liberta os comprimidos através de um tabuleiro, quando for activado pelo doente e no tempo apropriado. Esta nova tecnologia vai ser produzida pelo “INRange Systems”, deverá estar à venda no inicio do próximo ano mas ainda não tem preço definido.

Marta Bilro

Fonte: FDA, Forbes, Fox28.

Sem comentários: