sexta-feira, 22 de junho de 2007

Nas mulheres com menos de 60 anos de idade
Estrogéneos protegem o coração


Um estudo divulgado ontem pelo «The New England Journal of Medicine» atesta os benefícios da administração de estrogéneos para prevenir a formação de depósitos de cálcio nas paredes arteriais em mulheres com menos de 60 anos, explicando os menores riscos de enfarte verificados naquele grupo populacional.

A acumulação de cálcio naqueles tecidos representa um risco acrescido de doença cardiovascular, de acordo com os investigadores responsáveis por este documento, que apontam como factores cruciais ao sucesso da terapia a idade e o número de anos decorridos sobre a entrada das mulheres na menopausa. Meses depois de ter sido suspenso o anterior estudo «Women's Health Initiative», e de vários trabalhos na mesma área terem vindo a ser publicados, os especialistas reviram os dados do WHI e compararam-nos com os mais recentes, alterando as primeiras conclusões, derrotistas, sobre a terapia com estrogéneos.
Envolto em alguma polémica por contemplar apenas os efeitos dos estrogéneos na prevenção dos ataques cardíacos, deixando de fora por exemplo uma averiguação do seu eventual impacto nos acidentes vasculares cerebrais ou outras implicações da toma daquelas substâncias, o estudo agora publicado teve como objectivo dar resposta ao fenómeno relatado há meses pela revista «Jama», que dava conta da diminuição dos riscos cardíacos daquela terapia em mulheres com menos de 60 anos de idade. Os investigadores repescaram algumas das participantes no estudo WHI com idades compreendidas entre os 50 e os 59 anos.

Carla Teixeira
Fonte: El mundo

Sem comentários: