sexta-feira, 22 de junho de 2007

Merck e Ambrx firmam acordo para lançar nova geração de hormonas de crescimento

A Merck Serono, divisão biofarmacêutica da empresa alemã Merck KGaA, anunciou ter chegado a acordo com a farmacêutica norte americana Ambrx, visando a colaboração no desenvolvimento e comercialização de produtos de hormonas de crescimento de larga duração, que a Ambrx tem vindo a desenvolver.

“Esta aliança é consistente com a nossa estratégia de trabalhar com os lideres da indústria, nos seus respectivos campos, e supõe uma validação da competência da Ambrx, no desenvolvimento de novos fármacos de grande valor”, explica James W. Young, delegado conselheiro da Ambrx.

De inicio, a colaboração deverá centrar-se essencialmente no produto mais avançado da Ambrx, o ARX201. O medicamento está ainda em fase de testes, no entanto, os investigadores acreditam que este fármaco permitirá uma administração menos frequente das hormonas de crescimento, contrariamente ao que acontece actualmente, já que a administração destas hormonas é feita diariamente.

François Feig, chefe do departamento de Endocrinologia e Cardiometabolismo da Merck Serono, explica que o “ARX201 tem potencial para estabelecer uma nova fase no tratamento de hormonas de crescimento. Uma administração menos frequente representaria um significativo avanço para os pacientes, no que respeita à melhoria da qualidade de vida, representando uma melhoria dos resultados do tratamento”.

Feig garante que o acordo agora alcançado, é uma forma de a Merck Serono cumprir “o compromisso permanente com as crianças e adultos que sofrem de desordens e precisam de tratamento com hormonas de crescimento”.

De acordo com os términos do acordo, a biofarmacêutica americana passará a deter os direitos de comercialização, a nível mundial, do ARX201. Apesar de não terem sido revelados os valores envolvidos, a Merck Serono deverá proceder a um pagamento inicial, ao qual se seguirão valores que deverão depender do sucesso da comercialização e desenvolvimento de novos produtos.

A Ambrx terá a opção de promover os produtos, em conjunto com a Merck Serono, no mercado norte americano, devendo existir uma comparticipação das duas empresas nos gastos inerentes à comercialização dos produtos, bem como no que respeita aos lucros obtidos. Por outro lado, se a Ambrx decidir não fazer uso desta opção, terá direito a benefícios não especificados, sobre as vendas mundiais dos produtos.

Inês de Matos

Fonte: PM Pharma

Sem comentários: