terça-feira, 31 de julho de 2007

Avandia permanece no mercado com novos avisos de segurança

O Avandia (maleato de rosiglitazona) deve permanecer no mercado norte-americano recomenda o painel de conselheiros que ontem esteve reunido. De acordo com os especialistas, o fármaco destinado ao tratamento da diabetes deve permanecer disponível porque os benefícios superam os riscos. Ainda assim, o medicamento deve ser acompanhado de novos avisos de segurança, dado que se observou que aumenta a probabilidade de sofrer ataques cardíacos.

“Estão a pedir-nos que tomemos uma acção muito draconiana baseada em estudos que são inadequados para tomarmos esse tipo de decisão”, afirmou Rebecca Killion, especialista em diabetes e membro do painel de conselheiros. Gerald Van Belle, daUniversidade de Washington e também membro do comité, salientou que “quando este medicamento especifico é utilizado, deve ter-se cuidado com quem o toma”.

“O comité observou que existe garantidamente um aumento do risco”, referiu Clifford Rosen, presidente do comité, acrescentando que “as pessoas terão que pensar duas vezes antes de prescreverem este medicamento”. A Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos não é obrigada a seguir as directrizes do comité mas por norma, tende a fazê-lo.

O Avandia foi o fármaco para a diabetes mais bem sucedido em 2006, com vendas que atingiram os 2,4 mil milhões de euros. Desde o seu lançamento, em 1999, mais de seis milhões de pessoas em todo o mundo já tomaram o medicamento.

Marta Bilro

Fonte: Chicago Tribune, News One.

Sem comentários: