terça-feira, 31 de julho de 2007

Novo tratamento para pacientes com cancro da próstata, hormono-resistentes

AstraZeneca inicia Fase III do estudo do ZD4054

A AstraZeneca vai iniciar a Fase III do desenvolvimento do novo agente oral ZD4054 em homens com cancro da próstata, hormono-resistentes, uma doença que afecta, somente nos Estados Unidos, cerca de 60.000 novos pacientes por ano. O programa de ensaios de Fase III começará antes do fim de 2007.

O programa clínico de Fase III do ZD4054, um antagonista selectivo dos receptores da endotelina A (ETA), investigará o papel deste agente como monoterapia em pacientes com cancro da próstata, metastizado e não metastizado, hormono-resistentes. O programa de desenvolvimento também averiguará o ZD4054 em combinação com docetaxel (Taxotere) em pacientes com cancro da próstata metastizado, hormono-resistentes.

O ZD4054 actua ao bloquear de forma específica o receptor ETA, que pode levar à inibição de múltiplos processos do cancro, como a proliferação das células tumorais, a sobrevivência da célula tumoral, a angiogénese do tumor e a patofisiologia das metástases ósseas. O ZD4054 leva a cabo esta acção sem bloquear o receptor ETB, que pode proporcionar efeitos biológicos benéficos em termos de estimular a apoptose, a morte de células doentes.

A decisão da companhia de iniciar a Fase III baseia-se nos dados de sobrevivência promissores de um estudo aleatório de Fase II com o ZD4054. Os dados do estudo “Endotelina, uma prova de conceito” (EPOC, sigla em inglês) serão apresentados no 14º Congresso de Oncologia Clínica(ECCO 14), que decorrerá entre os dias 23 e 27 de Setembro, em Barcelona.

O pilar base do tratamento do cancro da próstata, um cancro causado pelas hormonas naturais masculinas, é o tratamento hormonal, sublinhou o director executivo de desenvolvimento da AstraZeneca, John Patterson. Ainda que esta terapia proporcione um grande benefício para muitos homens, a maioria dos pacientes tornar-se-á resistente aos tratamentos hormonais. Para estes homens actualmente existem poucas opções além da quimioterapia e o prognóstico é mau. O ZD4054 oferece assim uma nova possibilidade de tratamento, acrescentou ainda Patterson.

Isabel Marques

Fontes: PMFarma

Sem comentários: