terça-feira, 31 de julho de 2007

Fármaco experimental anti-inflamatório apresenta resultados promissores

Um novo fármaco anti-inflamatório experimental tem produzido resultados promissores em estudos científicos em animais, como terapia de controlo da artrite. Este novo fármaco é um composto registado desenvolvido pela Novogen Limited a partir da sua plataforma de tecnologia fenólica.

O fármaco faz parte da família de novas terapêuticas anti-inflamatórias descobertas pela Novogen, conhecida como moléculas de flavonóides anti-inflamatórias (FAIM, sigla em inglês). Um dos principais investigadores, o professor Michael James, disse que o conceito FAIM envolve uma nova abordagem ao tratamento da artrite e outras doenças inflamatórias. O professor acrescentou ainda que os resultados são encorajadores e sugerem que o conceito FAIM é válido e pode levar a uma nova classe de fármacos anti-inflamatórios que se espera que não tenham os problemas de segurança dos actuais agentes anti-inflamatórios.

O efeito do novo fármaco foi examinado utilizando um modelo bem estabelecido de artrite em ratos, que mimetiza as inflamações das articulações encontradas na artrite humana. Foi determinada uma “pontuação” das articulações baseada no grau de inchaço e vermelhidão, assim como no número de articulações envolvidas. No estudo da Novogen, a anotação da pontuação foi feita por um operador que desconhecia o tipo de tratamento que os ratos recebiam. Um grupo de oito ratos que recebeu o fármaco na comida demonstrou uma pontuação mais baixa, em comparação com a de outro grupo de oito ratos que não recebeu tratamento.

As FAIM englobam uma família de terapêuticas que apresentam um novo método de tratar a inflamação. Estes compostos possuem uma actividade anti-inflamatória robusta in vitro e, como demonstrado agora, também in vivo, e são delineados para evitar efeitos secundários do tipo cardiovascular, gastrointestinal e renal, podendo ainda ser cardioprotectores.

Actualmente, a inflamação e a dor são habitualmente tratadas com fármacos não-esteróides e anti-inflamatórios (NSAID, sigla em inglês). Contudo, estes estão associados a efeitos secundários indesejados, incluindo hemorragias gastrointestinais e úlceras, assim como danos nos rins. Recentemente, também tem sido realçado que estes agentes, particularmente os inibidores selectivos de COX-2, estão associados a um aumento de ataques cardíacos e outros eventos cardiovasculares adversos. Todos estes problemas ocorrem porque todos os NSAID actuam na inibição da enzima COX.

O mecanismo de acção para o efeito anti-inflamatório destas FAIM foi agora estabelecido através do programa de investigação da Novogen e tem sido conseguido através de outros mecanismos que não a inibição da COX, segundo a Dra. Catherine Walker, líder do programa de investigação de fármacos anti-inflamatórios e cardiovasculares. A Dra. Walker acrescentou ainda que isto significa que estes fármacos não devem ter os efeitos secundários dos NSAID nem dos inibidores selectivos da COX-2.

Ainda segundo a Dra. Walker, este resultado vem reforçar a ideia de que o conceito FAIM deve ser continuado em estudos clínicos humanos. A intenção da Novogen é determinar se serão efectivas no tratamento da artrite, dores nas costas e outras doenças inflamatórias.

Isabel Marques

Fontes: Pharmalive

1 comentário:

Rui Borges disse...

Correcção:

fármacos não-esteróides e anti-inflamatórios (NSAID, sigla em inglês)

deve ser substituída por:

AINEs, anti-inflamatórios não-esteróides.

Ler mais em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anti-inflamat%C3%B3rios_n%C3%A3o_ester%C3%B3ides