terça-feira, 31 de julho de 2007

Doença Incapacitante: Apoio psicológico no diagnóstico

Investigadores portugueses alcançam redução da ansiedade e depressão durante testes pré-sintomáticos

O acompanhamento psicológico de doentes sujeitos a testes pré-sintomáticos para descobrir se sofrem de Ataxia Espinocerebelar tipo II (uma doença neurodegenerativa incapacitante) diminui a ansiedade e depressão associadas à realização destes testes, sugere um estudo científico que envolve investigadores portugueses.

Este trabalho foi publicado no «Journal of Genetic Counseling» e foi desenvolvido, em Cuba, por cientistas do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), do Porto, em parceria com investigadores de Holguín (província cubana).

A Ataxia Espinocerebelar tipo II (SAC2) é uma doença hereditária e incapacitante que se manifesta de forma gradual, causando limitações como descoordenação motora, dificuldade na articulação das palavras, imprecisão nos movimentos e desorientação espacial.

De acordo com o estudo, para esta doença não existe tratamento, “apenas a possibilidade de ser diagnosticada ainda antes de aparecerem os primeiros sintomas, através de testes genéticos pré-sintomáticos, que começaram a ser feitos, há cinco anos, em Cuba”.

No entanto, os investigadores analisaram o impacto psicológico dos resultados dos testes em 150 pessoas com 50% de risco de vir a desenvolver a SAC2. Segundo revela o Journal of Genetic Counseling», para este trabalho “foram utilizados instrumentos psicológicos e avaliados os níveis de ansiedade, depressão e dinâmica familiar antes da realização dos testes e um ano depois de conhecidos os resultados.”

“Com acompanhamento, ao fim de um ano, os níveis de ansiedade e de depressão tinham diminuído tanto nos portadores como nos não portadores, embora a redução da ansiedade tenha sido mais significativa precisamente nos pacientes que apresentavam a doença e em pessoas com famílias disfuncionais”, concluiu a equipa de investigadores portugueses e cubanos.

Raquel Pacheco

Fontes: «Journal of Genetic Counseling»/Público

Sem comentários: