terça-feira, 31 de julho de 2007

Mulheres têm maior predisposição para problemas no cólon
Vinho e cerveja aumentam risco de cancro


Um em cada 20 homens e uma em cada 18 mulheres apresentam risco acrescido de virem a sofrer de cancro do cólon, e a simples ingestão de um copo grande de vinho ou de meio litro de cerveja por dia parece potenciar em cerca de 10 por cento esse risco. Segundo um estudo britânico divulgado hoje no «International Journal of Cancer», os consumidores de mais de dois copos grandes de vinho ou de um litro de cerveja por dia aumentam essa possibilidade em 25 por cento.

São resultados pouco animadores para os apreciadores de bebidas alcoólicas, que os investigadores da organização Cancer Research UK alertam, tendo por base os resultados de um estudo que acompanhou 480 mil indivíduos, de ambos os sexos e de 10 países da União Europeia, durante cerca de seis anos. Durante o período em análise, 1.833 participantes desenvolveram cancro do cólon. Tim Key, investigador que liderou a pesquisa, considera que ela demonstra que, quanto maior for o nível de álcool consumido, maior é a possibilidade do surgimento daquele carcinoma. “É importante que as pessoas entendam que podem reduzir os riscos de contrair um grande número de tumores se diminuírem o consumo de bebidas alcoólicas”, disse o especialista.
De acordo com o director de comunicação do instituto Cancer Research UK, Lesley Walker, é igualmente “importante que as pessoas não equiparem uma bebida com uma unidade de álcool”, acrescentando que as doses recomendadas, que diferem de homem (menos de três) para mulher (menos de duas unidades por dia) não têm relação directa com o número de copos bebidos, ou seja, meio litro de cerveja, por exemplo, equivale a duas unidades de álcool, enquanto um copo de vinho de 125 ml corresponde a uma. Dependendo das dimensões do copo que utilizam, poderá não ser claro para os consumidores a ingestão de mais do que as quantidades que são tidas como aceitáveis pelos especialistas para um dia.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Efe

Sem comentários: