quarta-feira, 6 de junho de 2007

Apresentado "Centro de Excelência HealthCare Medical Solutions" em Coimbra

Foi apresentado hoje, em Coimbra, o Centro de Excelência HealthCare Medical Solutions (XHMS), cujos objectivos são a comercialização no mercado global de novos produtos e tecnologias na área da saúde. O XHMS reúne mais de 30 empresas e entidades da região de Coimbra que operam dentro da área da saúde e da tecnologia, com vista a potenciar a internacionalização e o fortalecimento das empresas portuguesas na investigação, desenvolvimento e introdução no mercado de novas soluções, produtos e serviços no domínio dos cuidados médicos. Reunindo, inicialmente, apenas empresas da região de Coimbra, é intensão dos seus responsáveis que o projecto, num futuro próximo, possa expandir-se a outras regiões.

Tendo sido apresentado hoje pela presidente do Instituto Pedro Nunes (IPN), Teresa Mendes, e pelo pró-reitor da UC Fernando Guerra, o propósito deste projecto de "excelência" visa a criação de uma rede reconhecida a nível internacional e que penetre no mercado global, no domínio dos cuidados de saúde e soluções médicas. Estão envolvidas neste consórcio 33 participantes entre instituições de I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) e de transferência de tecnologia, empresas, entidades utilizadoras e entidades de desenvolvimento local e regional.

O Instituto Pedro Nunes, a Universidade (UC) e a Câmara de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro, o Instituto Português de Oncologia de Coimbra, a Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), as empresas Critical Software, Bluepharma e Crioestaminal, o Centro Hospitalar de Coimbra, os Hospitais da Universidade, o Centro de Inovação em Tecnologia - Biocant e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, são alguns dos parceiros do XHMS.

O consórcio já aprovou, inclusivé, sete projectos que, entre outras áreas, visam a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas ou com limitações motoras.
Segundo afirmou na sessão a presidente do IPN, "O mote fundamental do centro de excelência é a criação de produtos e tecnologias, identificando as necessidades dos utilizadores, para serem comercializados no mercado global nesta área".
Fernando Guerra, pró-reitor da UC, adiantou que este consórcio é o único nesta área da saúde que se candidatou ao programa de centros de competência da Agência da Inovação, tendo sido financiado com um milhão de euros ao abrigo do Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento. A biotecnologia, a genética ou a nanotecnologia são alguns dos domínios da saúde e tecnologia em que a rede opera.


Paulo Frutuoso
Fonte: Lusa

Sem comentários: