quarta-feira, 6 de junho de 2007

Vírus do HIV latente em crianças

Um estudo recentemente publicado pela revista norte-americana “The Journal of Infectious Diseases”, revela que certas versões do vírus do HIV resistentes a tratamentos podem ocultar-se no sistema imunitário de uma criança, mantendo-se latente durante muitos anos. Segundo um dos membros da equipa de cientistas da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, “O vírus resistente aos fármacos provavelmente nunca poderá ser eliminado do sistema da criança infectada, com os actuais tratamentos”.

Os cientistas afirmam que os fármacos usados para combater a infecção serão limitados pelo facto de o vírus ter a capacidade de se ocultar no sistema. Segundo os especialistas, o grande responsável pelo crescente número de casos da doença nos países em desenvolvimento é a transmissão de mãe para filho. Cerca de 25% dos recém-nascidos receberão o vírus, seja durante o parto ou pelo leite materno, se não obtiverem um tratamento adequado.

Também nos EUA, efectuou-se um estudo com 21 crianças infectadas com o vírus HIV e descobriu-se que cinco deles tinham recebido o vírus e a resistência aos fármacos das suas mães. O estudo revela ainda que o vírus mostrou-se especialmente resistente a um tipo de fármaco contra a Sida: “os inibidores de transcriptase reversa”.

Paulo Frutuoso
Fontes: Saúde na Internet

Sem comentários: