quarta-feira, 6 de junho de 2007

Organização Mundial da Saúde (OMS) apela à doação de sangue para salvar Vidas, em África

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca importância da doação de sangue no salvamento de vidas.

O (OMS), através, apela a conjugação de esforços tendentes a salvar vidas de pessoas necessitadas, em particular de mulheres grávidas, doando sangue.

Numa mensagem em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, a assinalar-se a 14 deste mês, o director angolano Luís Gomes Sambo, realça ser um gesto que tem contribuído para o salvamento de várias vidas, sobretudo das mães.

Na nota, o responsável da OMS em África solicita aos países africanos no sentido de desenvolverem esforços para promover iniciativas deste género, que não só permitem recolher mais sangue junto dos dadores de pequeno risco, como também contribuem para prevenir com eficácia a transmissão do VIH/Sida.

«Na região, o rácio de mortalidade materna é, em média, de 1.000 por 100.000 nados vivos, o que representa um risco de morte de um em cada 16 mães em África, contra um em cada 2.800 nos países desenvolvidos» refere o documento.

«Uma das metas fixadas pela estratégia regional para a segurança das transfusões, e cujo horizonte é o ano de 2012, é que todos os países tenham à recolha de, pelo menos, 80 porcento das dádivas de sangue junto dos dadores voluntários», acrescenta.

Este ano, as comemorações em alusão a data acontecem sob o lema «Sangue seguro para uma maternidade sem risco».

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: Jornal de Angola

Sem comentários: