quarta-feira, 6 de junho de 2007

Medicamentos personalizados na mira dos cientistas

Está a ser analisada uma nova técnica que visa prever a resposta dos pacientes a determinados fármacos. A investigação está a ser conduzida por cientistas britânicos e poderá reflectir-se no desenvolvimento de medicamentos personalizados. O estudo foi antecipado pela revista «Nature».

Segundo os cientistas do Imperial College de Londres, o novo método – ainda em fase preliminar - revela as diferentes formas como cada indivíduo absorve e processa os fármacos.
Na expectativa dos investigadores, para além de ajudar em diagnósticos, antecipar futuras doenças, esta nova técnica poderá desencadear a criação de medicamentos personalizados.
De acordo com a «Nature», a abordagem desenvolvida pelos cientistas consiste na combinação de análises químicas do metabolismo de cada pessoa com modelos matemáticos de modo a que se possa prever a resposta farmacológica de diferentes indivíduos.
O novo método foi testado através da medição de metabolitos na urina de ratinhos de laboratório e, numa fase posterior, foi-lhes administrado paracetamol, tendo os investigadores observado como o fármaco afectava o fígado dos roedores.
Criado um perfil para cada ratinho, segundo a informa a publicação, os cientistas utilizaram modelos informáticos para comparar os testes de urina antes e depois da administração do fármaco.
As reacções dependem de factores, como o tipo e a quantidade de bactérias encontradas no intestino.
Após a fase de ensaios em animais, e antes de se saber se pode ser usada clinicamente, a nova técnica precisará, agora, de ser testada em humanos.

Raquel Pacheco
Fonte: Nature

Sem comentários: