quarta-feira, 6 de junho de 2007

Rastreio gratuito às doenças dos pés na Madeira

Com o objectivo de sensibilizar os madeirenses para a importância da saúde dos pés e do despiste precoce das doenças podológicas, como o pé-de-atleta, que afecta mais de 2 milhões de portugueses.

A Associação Portuguesa de Podologia, em parceria com o «Lamisil 1», promove, na próxima sexta-feira, rastreios gratuitos aos pés, na «farmácia Nacional», no Funchal, das 11h00 às 17h00.

De acordo com o Dr. Manuel Azevedo Portela, presidente da Associação Portuguesa de Podologia, «os portugueses não estão sensibilizados para a importância das doenças dos pés e por isso preferem utilizar remédios caseiros em vez de recorrerem a um especialista nesta área».

«Neste sentido, os rastreios são importantes para prevenir, aconselhar e tratar doenças graves como o pé-de-atleta» — complementa aquele especialista. O rastreio é iniciado com o preenchimento de um questionário por parte do farmacêutico, que analisará os dados sociodemográficos, seguindo-se a avaliação médica e rastreio por parte do podologista.
O pé-de-atleta é uma infecção causada por fungos que afecta gravemente os pés e é altamente contagiosa.

Os primeiros sinais da doença incluem comichão, ardor nos pés e descamação da pele, entre os dedos dos pés.

Acrescente-se que o medicamenbto Lamisil 1, da «Novartis Consumer Health», é o primeiro tratamento, e único no mercado, que com uma única aplicação combate o pé-de-atleta.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários: